terça-feira, 20 de setembro de 2011

LUIZIANA, Viva Leitura!

"Que as histórias permaneçam ainda que eu não possa existir..."
Eliandra Cardoso Vendrame


Hoje Viva Leitura esteve em Luiziana na Escola Municipal Rita de Cássia, as contações tiveram início as 09h30min com a programação completa do Projeto Viva Leitura. As crianças participaram das contações e também das atividades que ocorreram no pátio da escola.



Essa foi minha 5ª itinerância no Projeto, quando chegar ao fim vou sentir muita falta destes dias em que a viagem da leitura faz de nós contadores de história um portal para a imaginação, um mundo de fantasia onde cada palavra encanta, promove o ser humano e oportuniza o acesso ao prazer que a leitura permite. Agradeço a luta de todos que neste sonho de cultura conquistaram esse projeto para a região da COMCAM, a cada cidade que essa caravana passa algo de novo surge e hoje posso concluir que  Ser encantadora de palavras é como Mastercard... Não tem preço!

Viva Leitura!

sábado, 17 de setembro de 2011

Viva Leitura em IRETAMA

Depois de uma semana sem contações chegou a vez de Iretama o 18º Município receber o Projeto Viva Leitura, essa foi a 4ª participação do Núcleo 4 composto pelos municípios de Campo Mourão, Farol, Iretama,Luiziana, Mamborê e Roncador a itinerância aconteceu na Casa da Cultura com contações de histórias, vídeo contação, biblioteca itinerante, tapete de leitura, palco artístico, pintura em rosto para as turmas de Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental. Nesta sexta 16 de setembro fomos recebidos por uma turma pra lá de especial ... A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo que foi um sucesso, as história foram contadas por nosso grupo de contadores Encantadores de Palavras no palco na Casa da Cultura, nos revezamos contando histórias diversas que ocorreram durante a manhã e a tarde.
A Turma do Sítio
Foram atendidas todas as escolas municipais de Iretama, despertando o interesse pelo fantástico mundo da leitura e oportunizando o contato com uma infinidade de livros infantis que fazem parte do acervo do projeto Viva Leitura, cada livro uma janela para o mundo.

Momento de Contação no palco
E como canta o companheiro de Roncador Professor Robinho da Orquestra de Viola: “Ler é uma riqueza que ninguém pode tirar de você... Ler! Faz bem pra mente, faz bem pro corpo e pro coração... Viva a Leitura!”
Público participante das contações
VIVA LEITURA!
Vídeo publicado no Youtube por Irineu Ricardo

sábado, 3 de setembro de 2011

Itinerância Viva Leitura - Farol

Nesta sexta 02 de setembro aconteceu a itinerância em Farol, o projeto ocorreu na Escola Municipal Casimiro de Abreu, com contações de histórias nas salas de aula, as crianças participaram ativamente das contações que ocorreram pela manhã e tarde.
Quem conta seus males espanta!

Viagem a Marrocos
Foi a 17ª itinerância do projeto, que tem percorrido toda a região. A programação em Farol teve início às 9h30, com contação de histórias, pintura em rosto e tapete de leitura.
No período da tarde além das contações o encerramento ocorreu com apresentações artísticas, no palco que foi montado especialmente para o evento, no fim do dia todos se deliciaram com sorvete.