O IV Seminário de Educação Infantil ocorreu nos dias 30 de setembro e 01 e 02 de outubro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo do evento foi o de socializar reflexões realizadas por pesquisadores da Educação.
No dia 30 de setembro ocorreu a palestra: "Música para crianças e professores: possibilidades de aprendizagem e encantamento na Educação Infantil". O palestrante Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli - (Universidade Federal do Paraná - UFPR), promoveu uma noite de aprendizagens, suas afirmações foram essenciais para o entendimento da aprendizagem musical, que segundo ele "começa antes mesmo do nascimento, poderia-se dizer que é a primeira aprendizagem". A função da música na Educação Infantil é "desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro e musical no qual vivemos". Em resumo:
"Somos todos musicais;"
"A música na Educação Infantil se fundamenta em três princípios:
1 - Cantar muito (Prática musical)
2 - Explorar objetos sonoros (Manipulação)
3 - Ouvir muita música ( Apreciação);
Ao fim da palestra com Dr. Guilherme Romanelli e minha amiga Vânia Machado. |
No dia 01 de outubro foi momento de conhecer e aprender com a Drª Suely Amaral Mello - (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília, SP). Na ocasião a Drª Suely ministrou a palestra: "Possibilidades de Aprendizagem e Desenvolvimento para crianças pequenininhas." Com fundamentos na Teoria Histórico cultural, em Vygotsky que tratou de importantes práticas direcionadas ao primeiros anos de vida.
Na sequência tivemos o encontro com a Drª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto -(Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília, SP). Que abordou " Educação Infantil: tempo e espeço de formação de crianças leitoras.
Neste dia em momento de apreciação artística realizei com satisfação Contação de Histórias para os participantes e palestrantes que fizeram da manhã do dia 01 de outubro um dia ímpar.
Na ocasião contei as histórias: O caso do Bolinho - (Tatiana Belinky); O Cabra Cabrez (Coleção disquinho) e finalizamos com: A ilha dos Sentimentos, um conto da tradição popular cujo autor é desconhecido. Uma reflexão sobre o valor da amizade.
Contação durante o VI Seminário de Educação Infantil - UEM. |
No fim do dia a participação da Drª Marta Chaves - (Universidade Estadual de Maringá - UEM), com o tema: Educação Infantil no Estado do Paraná: desafios e êxitos possíveis. E também a Drª Marilda Gonçalves Dias Facci - (Universidade Estadual de Maringá - UEM), com o tema: Teoria Histórico-Cultural: princípios norteadores para a Educação Infantil.
Com a Drª Suely Amaral. |
O ultimo dia, 02 de outubro contou com os dois temas fundamentais. No primeiro momento a Drª Maria Angélica Olivio Francisco Lucas (Universidade Estadual de Maringá - UEM), com tema: "Educação Infantil e apropriação da linguagem escrita: orientações teórico-metodológicas. E por fim a Drª Jani Alves da Silva Morerira e Maria Eunice França Volsi (Universidade Estadual de Maringá - UEM),com a palestra: Políticas e legislação para a Educação Infantil.
O IV Seminário foi um momento de muitas aprendizagens e superações, com importantes momentos de compartilhar as histórias e conhecer pessoas especiais.
“Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir”, CORA CORALINA.