segunda-feira, 25 de julho de 2011

Reflexões para o Ensino Fundamental de Nove Anos

Tema polêmico! Que venho estudando desde de 2005, quando fiz minha primeira leitura a respeito da mudança, de lá para cá muita coisa ocorreu e continuo estudando. Mas hoje quero registrar a experiência que me foi proporcionada. No dia 20 de Julho a convite da Professora Darci, (minha Inspiração Profissional) orientadora do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, fui apresentar a equipe da instituição reflexões sobre o ensino de nove anos, foi muito especial esse momento tendo em vista a participação e interesse do grupo, a mudança é constante e nosso caminho é feito de desafios que necessitamos vencer.
Além das bases legais precisamos considerar :
“Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem; lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize.”

Boaventura de Souza Santos
Quando pensamos na Educação Básica como um todo vem a grande questão, as etapas de nossa vida escolar são indissociáveis, educação infantil, ensino fundamental séries iniciais e finais, ensino médio necessitam ter relação, pensar estratégias para promover o ensino de qualidade, com garantia de formação global na transformação do ser humano. 
Momentos como esse oportuniza que juntos possamos pensar nossa educação.
Agradeço a minha companheira e inspiradora profissional (Professora/Orientadora Darci)  pelo convite, e mais que isso pelo incentivo de continuar acreditando na educação pública de qualidade, com seu exemplo de prática docente.   

2 comentários: