sábado, 7 de dezembro de 2013

Projeto Bolsa de Leitura em... III SARAU SURPRESA DAS LETRAS

Por Eliandra Cardoso Vendrame.

No dia 04 de dezembro realizamos o III Sarau Surpresa das letras, evento que finaliza o Projeto Bolsa de Leitura. Com a participação das famílias e convidados das turmas dos Níveis II A e B, em parceria com a professora Elisangela foram apresentados, poemas, canções e histórias das quais os familiares e crianças interagiram e fizeram deste Sarau um momento ímpar. 

Nesta edição contamos as Histórias: As três doceiras, que faz parte do Livro: Pode entrar, dona sorte, do grupo Confabulando contadores de histórias. Essa história presente no folclore de vários países. Versões dela estão registradas nos Contos tradicionais do povo português, de Teófilo Braga, nos contos dos Irmãos Grimm, em Câmara Cascudo, em Figueiredo Pimentel. Nelas, porém, As Três tias são fiandeiras. Como fiar é atividade praticamente desconhecida hoje em dia, e portanto difícil de ser visualizada, o Grupo Confabulando trocou as fiandeiras por Doceiras.
A segunda e última história da noite foi: A ilha dos Sentimentos, um conto da tradição popular cujo autor é desconhecido. Nele a uma reflexão sobre o valor da amizade.
As crianças foram sem dúvida a atração da noite, quando convidadas a se expressar cantaram canções que fizeram parte de nosso cotidiano escolar, e outras que foram trabalhadas com atividades e estudos, como por exemplo a música: Leãozinho de Caetano Veloso. 

Como  nos anos anteriores, foi muito especial os momentos vividos, e as experiências registradas pelas famílias nos cadernos de registro. Esperamos que esse projeto seja mantido ao longo do tempo.
Agradecimentos a todos que contribuíram com a arrecadação dos Kit,s Itaú de livros que foram destinados aos nossos alunos no fim do Sarau. Agradeço a companheira de crença na Educação como fonte de humanização minha amiga pessoal e parceira idealizadora do Projeto Professora Elisangela, a direção e orientação de nossa Escola Municipal Professor Domingos José de Souza, em especial nossa Vice diretora Edna Veronezi que em todos os anos esteve conosco, ajudando e fazendo o possível para nos apoiar. MUITO OBRIGADO as 31 famílias que aceitaram receber a proposta e fazem deste projeto uma ferramenta de interação família/ escola. E especialmente as 11 que compareceram ao Sarau.
Ler é uma riqueza que ninguém pode tirar de você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário