segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Espaço de Esperança... Contar para alegrar!

Em agosto de 2015 teve início o Grupo de Estudos em Educação Social em Saúde, coordenado pela Professora Drª Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula que organizou uma equipe de estudantes dos Cursos de Pedagogia e Educação Física e também da Pós-Graduação Mestrado em Educação. O grupo atualmente tem desenvolvido o Projeto de Extensão Arte Brincadeiras e Literatura: Educação social em saúde. O projeto ocorre no Hemocentro do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá.
Lá encontramos crianças, adolescentes e adultos que realizam procedimentos periódicos no Hemocentro, sendo necessário aos pacientes momentos de espera. Foi pensando nesta espera que o projeto tem realizado ações de brincar com a participação dos estudantes e da comunidade atendida no Hemocentro.
Contação de Histórias com Inauguração da Caverna do Brincar. 

As segundas e quartas feiras tem permitido momentos significativos de brincadeiras e alegrias que nos permitem uma ação com a Educação Social em ambiente hospitalar. Destes lindos dias que temos passado no Hemocentro tivemos dois momentos marcantes.
O primeiro ocorreu em 23 de setembro com a inauguração da “Caverna do Brincar”, neste dia levamos para a sala de espera do Hemocentro muitas brincadeiras e histórias para encantar.
As crianças participando. 
Brincar de Telefone sem Fio

O segundo momento mais que especial foi a comemoração do Dia da Criança no Hemocentro, que ocorreu no dia 14 de outubro, onde foi realizado com as crianças uma aventura de caça ao tesouro com pistas e participações especiais do Batman e a Princesa Hígia que contou sua história e junto com o Batman forma com as crianças ao encontro do baú do tesouro, no final da ação todos encontraram um pacote com doces e brinquedos.
Uma das pistas estava em montar um quebra-cabeça. 
História: Mário, o Marinheiro. 


Missão cumprida com sucesso. 

E os adultos também vivem seu momento criança.



6 comentários: