segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Espaço de Esperança... Contar para alegrar!

Em agosto de 2015 teve início o Grupo de Estudos em Educação Social em Saúde, coordenado pela Professora Drª Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula que organizou uma equipe de estudantes dos Cursos de Pedagogia e Educação Física e também da Pós-Graduação Mestrado em Educação. O grupo atualmente tem desenvolvido o Projeto de Extensão Arte Brincadeiras e Literatura: Educação social em saúde. O projeto ocorre no Hemocentro do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá.
Lá encontramos crianças, adolescentes e adultos que realizam procedimentos periódicos no Hemocentro, sendo necessário aos pacientes momentos de espera. Foi pensando nesta espera que o projeto tem realizado ações de brincar com a participação dos estudantes e da comunidade atendida no Hemocentro.
Contação de Histórias com Inauguração da Caverna do Brincar. 

As segundas e quartas feiras tem permitido momentos significativos de brincadeiras e alegrias que nos permitem uma ação com a Educação Social em ambiente hospitalar. Destes lindos dias que temos passado no Hemocentro tivemos dois momentos marcantes.
O primeiro ocorreu em 23 de setembro com a inauguração da “Caverna do Brincar”, neste dia levamos para a sala de espera do Hemocentro muitas brincadeiras e histórias para encantar.
As crianças participando. 
Brincar de Telefone sem Fio

O segundo momento mais que especial foi a comemoração do Dia da Criança no Hemocentro, que ocorreu no dia 14 de outubro, onde foi realizado com as crianças uma aventura de caça ao tesouro com pistas e participações especiais do Batman e a Princesa Hígia que contou sua história e junto com o Batman forma com as crianças ao encontro do baú do tesouro, no final da ação todos encontraram um pacote com doces e brinquedos.
Uma das pistas estava em montar um quebra-cabeça. 
História: Mário, o Marinheiro. 


Missão cumprida com sucesso. 

E os adultos também vivem seu momento criança.



domingo, 6 de setembro de 2015

IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil Literatura Infantil e Juvenil: Celebrando a leitura.

Participei nos dias 02, 03 e 04 de setembro do IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, este congresso reuniu professores, livreiros, autores e pesquisadores de diversos estados do Brasil e de diferentes países para debater a necessidade e importância da literatura.
Centro Cultural Matarazzo.
O primeiro momento foi de ouvir o professor Dr. Ronald Jobe de Vancouver no Canadá, com a Palestra: Celebrando a literatura Infantil: portas abertas para a imaginação. A fala de Ronald foi excelente, com interação e diversas ideias a respeito da literatura, para ele: “A história é uma porta que se abre para a imaginação, um espelho, uma chave, uma janela...”
Ronald - Canadá. 
No período a tarde foi momento de ouvir importantes estudiosos em duas mesas redondas.
A primeira com o tema: Crianças e jovens leitores literários.
Para esta ocasião ouvimos as doutoras Cyntia Graziela Girotto com o tema: Educação Literária de crianças pequenininhas e pequenas? De ouvintes a leitoras. Na sequência foi a vez de Fabiane Verardi Burlamaque com o tema: Os jovens, a leitura e seus suportes.
Querida professora Drª Cyntia... Muito aprendizado sempre. 
A segunda com o tema: Diálogos literários: entre o verbal e o não verbal.
Esta iniciou com o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo que tratou do assunto: Literatura Infantil e Juvenil e discurso literário. Em continuidade foi momento de ouvir o editor Luís Camargo que apresentou: Texto e imagem nos livros de literatura para crianças.
Tietando Ricardo Azevedo. 
Para encerrar a noite foi momento de ouvir lindas histórias e celebrar os 20 anos de Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ) com Gilka Girardello que nos levou a terras distantes com lindas histórias de ouvir e contar.
Com Gilka Girardello - Encantadora. 
Durante a festa de comemoração foi momento de pedir autógrafos para querida professora Drª Renata Junqueira, a dona da festa!
Momento de aprender mais com Renata Junqueira. 
O dia seguinte foi de apresentações de trabalhos com muitas pesquisas e divulgações de estudos realizados pelo Brasil e demais países participantes todos voltados a Leitura e Literatura. Além de apresentar participei como ouvinte de alguns trabalhos e foi um momento enriquecedor de aprendizados significativos.
Apresentar o texto com muita emoção. 
Ouvimos também a Companhia Mafagafos que apresentou: Histórias de ler, histórias de contar. A noite foi encerrada com o espetáculo: Histórias de um ninho de Mafagafos.
Companhia Mafagafos - Muito show 
No último dia foi momento de vivenciar grandes emoções. Durante a manhã  realizei contação de histórias para os congressistas e também palestrantes do dia, foi um desfio muito importante visto que estavam ali estudiosos da literatura dos mais diversos temas e assuntos ligados a leitura e literatura infantil, como não tremer... A contação foi muito especial realizamos toda a performance com a dinâmica inicial do livro mágico, “chamento” da história e como história foi contado O caso do bolinho de Tatiana Belinky. O momento terminou com a viagem a Marrocos.
Bolinho e eu... Muitas emoções! 

Imaginação... 
Pela manhã realizou-se a terceira mesa redonda do evento com o tema: Leitura Literária: espaços e mediação.
Nesta mesa foi possível ouvir o Professor Dr. Edmir Perrotti que abordou a temática: Espaços de leitura/Leituras do espaço. Foi momento de reencontrar o querido professor Edmir Perrotti e mais uma vez poder ouvir suas ideias e experiencia com o universo da Literatura. A emoção foi ainda maior quando finalmente consegui o autografo em O bordado encantado depois de cinco anos.
Mais um momento mais que especial com querido Edmir. 
Na sequência tivemos o Professor Dr. Rildo Cosson com o tema: A prática da leitura literária na escola: Mediação ou ensino?
O término do evento contou com a palestra da Professora Drª Rosa Hessel Silveira que abordou o tema: Livros infanto-juvenis, literatura e educação: conexões com o mundo contemporâneo.
Os dias foram mágicos e com aprendizagens importantes para a formação pessoal e profissional com muitas descobertas e caminhos.
Manifesto aqui meu agradecimento a professora Drª Renata Junqueira que oportunizou a mim essa vivência inesquecível e que foi mais que especial.
Afetada pelo evento registro trechos do texto do qual o professor Edmir encerrou sua fala.
O Lutador  
Carlos Drummond de Andrade
Lutar com palavras é a luta mais vã.
Entanto lutamos mal rompe a manhã...
Não me julgo louco.
Se o fosse, teria poder de encantá-las...
Na voz, nenhum travo de zanga ou desgosto.
Sem me ouvir deslizam, perpassam levíssimas
e viram-me o rosto.
Lutar com palavras parece sem fruto.
Não têm carne e sangue…
Entretanto, luto.
Palavra, palavra
(digo exasperado), se me desafias, aceito o combate...
Luto corpo a corpo, luto todo o tempo, sem maior proveito que o da caça ao vento.

Não encontro vestes, não seguro formas, é fluido inimigo que me dobra os músculos e ri-se das normas da boa peleja...

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Posse dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais

No dia 18 de Agosto de 2015, foi realizada a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Essa é minha primeira participação como membro de um conselho importante e essencial ao nosso município. Em Campo Mourão o órgão existe desde 1998. A formação e desenvolvimento do ser humano não seria possível sem cultura. Desta forma como membro me pergunto: Afinal, quais as atribuições de um conselheiro membro da sociedade civil junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais? 
O mais importante é manter vínculo permanente com o fórum do segmento que ele representa no Conselho e atuar pensando sempre no interesse coletivo, não apenas do setor que o elegeu, mas também de toda a área cultural e, num plano maior, nos interesses da população do município como um todo. O conselheiro deve evitar faltar às reuniões (em caso de força maior, comunicar com antecedência, para permitir a convocação do seu suplente) e estar sempre atento ao debate das matérias constantes na pauta. Muitos assuntos são complexos e exigem reflexão maior. Quando tiver dúvida, o conselheiro deve consultar os outros membros do colegiado e, caso persista alguma incerteza, resta-lhe o recurso do “pedido de vistas” ao processo.


(BRASIL, 2012). 

Que nesta gestão 2015/2017 possamos fazer um trabalho com excelência e  representatividade na promoção da Cultura. 

Membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais - 2015/2017. 




Referencia: 
BRASIL, Guia de orientações para os municípios: Perguntas e Respostas. Ministério da Cultura - SNC dez. 2012. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/documents/10907/963783/cartilha_web.pdf/8cbf3dae-0baf-4a30-88af-231bd3c5cd6e Acesso em 20 ago. 2015.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOCIAL E XIII SEMANA DA CRIANÇA CIDADÃ

Nos dias 20, 21 e 22 de maio participei do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOCIAL E XIII SEMANA DA CRIANÇA CIDADÃ. Este evento teve como tema: Educação Social: Valorização da Infância.
Foram momentos de conhecimento e entendimento por meio de palestras e apresentações de trabalho que foram direcionados aos presentes. Muita cultura e arte que fizeram das horas de congresso momentos únicos. A abertura do evento no dia 20 contou com a participação do Educador Social Sr. Moussa Sow -  Senegal.
Sr. Moussa, Eu e minha Orientadora Drª Ercília.
Na manhã do dia 21 ocorreu a palestra com a Educadora Social Maria Ximena Rojas Landivar -  Bolívia.
Drª Ercília, Eu, Educadora Social Ximena e Maria.
Na sequencia ainda pela manhã palestra com Professor Doutor Mário Fernando Bolognesi - Brasil - UNESP. 
Eu, Dr. Mário e Drª Ercília. 





 Momentos de cultura, arte e aprendizados para pensar a Educação Social e a Infância. No período da tarde foi desenvolvida mesa redonda com debates importantes a respeito da Educação Social. Na sequência as apresentações de trabalhos com Apresentações orais e Pôster.
Durante a noite tivemos uma belíssima apresentação com o grupo Meu Clow. Foi uma verdadeira Palhaçada, muito riso, alegria e arte.
Noite mais que especial.

Rir com todos e de todos!!

domingo, 26 de abril de 2015

Contação "Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam"


Os alunos do 5º período do curso de Pedagogia da Faculdade Integrado realizaram atividades de integração com os idosos do Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam. Os (as) acadêmicos(as) promoveram durante 3 finais de semana atividades diversificadas como: Festival de Talentos, incentivando moradores do local a contar piadas, cantar e desfilar. Uma festa de integração com muita comida e diversão, Contação de histórias e música com Acadêmicos cantando e tocando violão  As atividades fazem parte da disciplina Prática Articulada à Função do Pedagogo e tem como objetivo propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades do pedagogo na aplicação dos conhecimentos.
Festa com diversão... 

Os Mais bonitos do Lar Frederico Ozanam

Momento de partilhar 
Na tarde do dia 25 de Abril, participei da ação como contadora de histórias. A contação foi especial, trata-se de uma experiência nova e gratificante, sempre realizamos contações para crianças e desta vez como eu disse ontem: "Hoje vou contar para gente grande". O olhar, o sorriso, a atenção foi ímpar, fiquei encantada com todos. 

Vem história

Contando: Pra vencer certas pessoas

Especial e agregando valor a existência. 

Lukas, Thaiz e Isadora.

Adrian aprendendo a dançar.

Terezinha e seu abraço 

5º Período 

Fazer valer a pena é isso, ir além das necessidades doar-se.
A dedicação dos acadêmicos(as), na realização do evento foi excelente. 
Para concluir  "Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me contou que somos feitos de histórias" (Eduardo Galeano).

terça-feira, 21 de abril de 2015

"De Lobo a Lobato"

A Fundacam através da Biblioteca Pública Municipal ”Professor Egydio Martello”, deu início nesta segunda-feira (13) às atividades do evento “De Lobo a Lobato”. Durante o mês haverá a exposição “Personagens Lobatianos” - Intervenções cênicas, e ainda venda de livros, contações de histórias, workshop, sarau, e oficinas. 
O evento "De Lobo a Lobato" é realizado com o objetivo de comemorar o Dia da Literatura Infantil no Brasil (18/04) e celebrar o nascimento do escritor Monteiro Lobato. 
No dia 15 de abril realizei contações para grupos de duas escolas. Escola Municipal Urupês e Colégio Santa Cruz com turmas do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental I. Nestes momentos de contação tivemos as histórias: Mário Marinheiro e Tampinha. Para o encerramento não podia faltar nossa viagem a Marrocos. 





"A leitura engrandece a alma". (Voltaire) 

quarta-feira, 4 de março de 2015

IV Seminário de Educação Infantil

O IV Seminário de Educação Infantil ocorreu nos dias 30 de setembro e 01 e 02 de outubro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo do evento foi o de socializar reflexões realizadas por pesquisadores da Educação. 
No dia 30 de setembro ocorreu a palestra: "Música para crianças e professores: possibilidades de aprendizagem e encantamento na Educação Infantil". O palestrante Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli - (Universidade Federal do Paraná - UFPR), promoveu uma noite de aprendizagens, suas afirmações foram essenciais  para o entendimento da aprendizagem musical, que segundo ele "começa antes mesmo do nascimento, poderia-se dizer que é a primeira aprendizagem". A função da música na Educação Infantil é "desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro e musical no qual vivemos". Em resumo: 
"Somos todos musicais;"
"A música na Educação Infantil se fundamenta em três princípios:
1 - Cantar muito (Prática musical)
2 - Explorar objetos sonoros (Manipulação)
3 - Ouvir muita música ( Apreciação); 
Ao fim da palestra com Dr. Guilherme Romanelli e minha amiga Vânia Machado. 
No dia 01 de outubro foi momento de conhecer e aprender com a Drª Suely Amaral Mello - (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília, SP). Na ocasião a Drª Suely ministrou a palestra: "Possibilidades de Aprendizagem e Desenvolvimento para crianças pequenininhas." Com fundamentos na Teoria Histórico cultural, em Vygotsky que tratou de importantes práticas direcionadas ao primeiros anos de vida. 
Na sequência tivemos o encontro com a Drª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto -(Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília, SP). Que abordou " Educação Infantil: tempo e espeço de formação de crianças leitoras. 
Neste dia em momento de apreciação artística realizei com satisfação Contação de Histórias para os participantes e palestrantes que fizeram da manhã do dia 01 de outubro um dia ímpar. 
Na ocasião contei as histórias: O caso do Bolinho - (Tatiana Belinky);  O Cabra Cabrez (Coleção disquinho) e finalizamos com: A ilha dos Sentimentos, um conto da tradição popular cujo autor é desconhecido. Uma reflexão sobre o valor da amizade.
Contação durante o VI Seminário de Educação Infantil - UEM. 
No fim do dia a participação da Drª Marta Chaves - (Universidade Estadual de Maringá - UEM), com o tema: Educação Infantil no Estado do Paraná: desafios e êxitos possíveis. E também a Drª Marilda Gonçalves Dias Facci - (Universidade Estadual de Maringá - UEM), com o tema: Teoria Histórico-Cultural: princípios norteadores para a Educação Infantil. 
Com a Drª Suely Amaral. 
O ultimo dia, 02 de outubro contou com os dois temas fundamentais. No primeiro momento a Drª Maria Angélica Olivio Francisco Lucas (Universidade Estadual de Maringá - UEM), com tema: "Educação Infantil e apropriação da linguagem escrita: orientações teórico-metodológicas. E por fim a Drª Jani Alves da Silva Morerira e Maria Eunice França Volsi (Universidade Estadual de Maringá - UEM),com a palestra: Políticas e legislação para a Educação Infantil. 
O IV Seminário foi um momento de muitas aprendizagens e superações, com importantes momentos de compartilhar as histórias e conhecer pessoas especiais.  

“Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir”, CORA CORALINA.