domingo, 6 de setembro de 2015

IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil Literatura Infantil e Juvenil: Celebrando a leitura.

Participei nos dias 02, 03 e 04 de setembro do IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, este congresso reuniu professores, livreiros, autores e pesquisadores de diversos estados do Brasil e de diferentes países para debater a necessidade e importância da literatura.
Centro Cultural Matarazzo.
O primeiro momento foi de ouvir o professor Dr. Ronald Jobe de Vancouver no Canadá, com a Palestra: Celebrando a literatura Infantil: portas abertas para a imaginação. A fala de Ronald foi excelente, com interação e diversas ideias a respeito da literatura, para ele: “A história é uma porta que se abre para a imaginação, um espelho, uma chave, uma janela...”
Ronald - Canadá. 
No período a tarde foi momento de ouvir importantes estudiosos em duas mesas redondas.
A primeira com o tema: Crianças e jovens leitores literários.
Para esta ocasião ouvimos as doutoras Cyntia Graziela Girotto com o tema: Educação Literária de crianças pequenininhas e pequenas? De ouvintes a leitoras. Na sequência foi a vez de Fabiane Verardi Burlamaque com o tema: Os jovens, a leitura e seus suportes.
Querida professora Drª Cyntia... Muito aprendizado sempre. 
A segunda com o tema: Diálogos literários: entre o verbal e o não verbal.
Esta iniciou com o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo que tratou do assunto: Literatura Infantil e Juvenil e discurso literário. Em continuidade foi momento de ouvir o editor Luís Camargo que apresentou: Texto e imagem nos livros de literatura para crianças.
Tietando Ricardo Azevedo. 
Para encerrar a noite foi momento de ouvir lindas histórias e celebrar os 20 anos de Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ) com Gilka Girardello que nos levou a terras distantes com lindas histórias de ouvir e contar.
Com Gilka Girardello - Encantadora. 
Durante a festa de comemoração foi momento de pedir autógrafos para querida professora Drª Renata Junqueira, a dona da festa!
Momento de aprender mais com Renata Junqueira. 
O dia seguinte foi de apresentações de trabalhos com muitas pesquisas e divulgações de estudos realizados pelo Brasil e demais países participantes todos voltados a Leitura e Literatura. Além de apresentar participei como ouvinte de alguns trabalhos e foi um momento enriquecedor de aprendizados significativos.
Apresentar o texto com muita emoção. 
Ouvimos também a Companhia Mafagafos que apresentou: Histórias de ler, histórias de contar. A noite foi encerrada com o espetáculo: Histórias de um ninho de Mafagafos.
Companhia Mafagafos - Muito show 
No último dia foi momento de vivenciar grandes emoções. Durante a manhã  realizei contação de histórias para os congressistas e também palestrantes do dia, foi um desfio muito importante visto que estavam ali estudiosos da literatura dos mais diversos temas e assuntos ligados a leitura e literatura infantil, como não tremer... A contação foi muito especial realizamos toda a performance com a dinâmica inicial do livro mágico, “chamento” da história e como história foi contado O caso do bolinho de Tatiana Belinky. O momento terminou com a viagem a Marrocos.
Bolinho e eu... Muitas emoções! 

Imaginação... 
Pela manhã realizou-se a terceira mesa redonda do evento com o tema: Leitura Literária: espaços e mediação.
Nesta mesa foi possível ouvir o Professor Dr. Edmir Perrotti que abordou a temática: Espaços de leitura/Leituras do espaço. Foi momento de reencontrar o querido professor Edmir Perrotti e mais uma vez poder ouvir suas ideias e experiencia com o universo da Literatura. A emoção foi ainda maior quando finalmente consegui o autografo em O bordado encantado depois de cinco anos.
Mais um momento mais que especial com querido Edmir. 
Na sequência tivemos o Professor Dr. Rildo Cosson com o tema: A prática da leitura literária na escola: Mediação ou ensino?
O término do evento contou com a palestra da Professora Drª Rosa Hessel Silveira que abordou o tema: Livros infanto-juvenis, literatura e educação: conexões com o mundo contemporâneo.
Os dias foram mágicos e com aprendizagens importantes para a formação pessoal e profissional com muitas descobertas e caminhos.
Manifesto aqui meu agradecimento a professora Drª Renata Junqueira que oportunizou a mim essa vivência inesquecível e que foi mais que especial.
Afetada pelo evento registro trechos do texto do qual o professor Edmir encerrou sua fala.
O Lutador  
Carlos Drummond de Andrade
Lutar com palavras é a luta mais vã.
Entanto lutamos mal rompe a manhã...
Não me julgo louco.
Se o fosse, teria poder de encantá-las...
Na voz, nenhum travo de zanga ou desgosto.
Sem me ouvir deslizam, perpassam levíssimas
e viram-me o rosto.
Lutar com palavras parece sem fruto.
Não têm carne e sangue…
Entretanto, luto.
Palavra, palavra
(digo exasperado), se me desafias, aceito o combate...
Luto corpo a corpo, luto todo o tempo, sem maior proveito que o da caça ao vento.

Não encontro vestes, não seguro formas, é fluido inimigo que me dobra os músculos e ri-se das normas da boa peleja...

Um comentário:

  1. Que legal encontrar seu blog e ver essa postagem!
    Lendo tudo isso vejo que o trabalho valeu a pena, esse congresso foi mais que especial para nós que trabalhamos e para vocês que participaram.
    Obrigada pela sua contribuição, Eliandra, deixou nosso evento mais doce e encantador.
    Até mais! Bjos

    ResponderExcluir